Ivete Sangalo - Rio Sampa (02/08/2009)

















Ivete Sangalo (Ivete Maria Dias de Sangalo, nascida em 27 de maio de 1972) é uma cantora brasileira.

Nasceu no interior da Bahia, na cidade de Juazeiro, numa família de músicos. Começou a cantar ainda criança e, no colégio, aproveitava os intervalos para tocar violão. Nos saraus familiares, encarregava-se da percussão. Foi morar em Salvador aos dezessete anos, tendo trabalhado como modelo, mas não resistiu à paixão pela música que sempre foi seu sonho.

Carreira:

Começou, tocando em barzinhos, como a maioria, em seguida, realizou alguns shows em cidades do interior da Bahia, chegando a apresentar-se em Pernambuco. Na cidade natal, Juazeiro, recebeu convite para abrir o show de Geraldo Azevedo, no teatro do centro de cultura João Gilberto.

De volta à capital baiana, foi convidada a participar de uma micareta na cidade de Morro do Chapéu. Lá conheceu o produtor Jonga Cunha, fundador do Bloco Eva. Estava iniciado o reinado de Ivete na Banda Eva, com a qual lançou seis álbuns, vendendo mais de quatro milhões de cópias. Atualmente Ivete Sangalo com a carreira solo atinge a marca de 2.000.000 discos vendidos até agora. Antes, em 1992, a artista ganhou o trófeu Dorival Caymmi de melhor intérprete. A carreira solo começou oficialmente ao final da quarta-feira de cinzas de 1999, último carnaval dela com a Banda Eva. Entre abril, maio e junho daquele ano, ela gravou as 14 faixas do CD solo de estréia, “Ivete Sangalo”.

Em seguida, lançou “Beat Beleza”, começando a turnê nacional por Salvador – ela sempre começa pela capital baiana como faz questão de frisar – no mesmo parque de exposições, onde no final de 2001 lançou o terceiro CD solo “Festa”.

Em agosto de 2003 lançou o quarto CD solo, “Clube Carnavalesco, Inocentes em Progesso”. Em março de 2004, lançou o CD MTV Ao Vivo Ivete Sangalo e no final de 2005 lançou seu disco Super Novas e logo emplacou o sucesso “Abalou”

Em Portugal Ivete Sangalo ganhou a sua grande reputação durante o Rock in Rio 2004, e a partir dai a cantora começou a conquistar Portugal. Fazendo digressões que passaram por Lisboa, Porto, Ilha da Madeira entre outros lugares. Voltou no Rock in Rio 2006, no 1º dia (mais vendido) e fez mais de 100.000 pessoas pularem. Um sucesso que se repete em julho na nova digressão de Ivete por terras Portuguesas! É considerada a maior cantora brasileira da atualidade, no Brasil e em Portugal.

No dia 5 de agosto de 2006 lançou a turnê As Super Novas, com um grande show em Salvador, que reuniu mais de 50 mil pessoas.

Ivete Sangalo é atualmente garota-propaganda da marca de chocolates Kopenhagen, Avon, Danone, Garnier, Chevrolet, Arisco, Grendha e a marca de cervejas Schincariol.

Em 16 de dezembro de 2006, Ivete Sangalo gravou no maior estádio do Mundo (Maracanã) o seu novo CD e DVD ao vivo "Multishow ao Vivo, Ivete Sangalo no Maracanã".

Ivete Sangalo ganhou em 2006 os prêmios de melhor cantora do ano, e de melhor música com a grande balada “Quando a chuva passar”, sucesso no Brasil e em Portugal.

Fonte: Last FM













0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo

Quem sou eu

Minha foto
"Há um prazer na floresta sem trilhas Há um êxtase na margem deserta Há sociedade, onde ninguém se entromete, No mar profundo, e música no seu rugido Eu não amo o Homem menos, mas a Natureza mais..." (Lord Byron)

Twitter

Seguidores