Roberta Sá - Praia de Copacabana [31/12/2009]
Aos 24 anos, a jovem cantora Roberta Sá apresenta o seu Braseiro com jeito de veterana.
Em pouco mais de 3 anos, a música passou de coadjuvante à protagonista na vida de Roberta, desde que ela teve a certeza de que esse era o caminho. Um show no Mistura Fina em 2002, foi uma espécie de marco zero na conquista de aliados de peso.
Felipe Abreu, que assina a direção do vocal de Braseiro, estava lá e foi o primeiro grande incentivador. O músico Paulo Malagutti entrara em cena na produção de uma demo com cinco músicas, que começou a ser gravada em 2003 no estúdio de Rodrigo Campello (que viria a produzir Braseiro).
Natural do Rio Grande do Norte, radicada no Rio de Janeiro desde os nove anos, Roberta sorri e confessa: “Depois de pronta, resolvi fazer a demo chegar às mãos de Gilberto Braga, que estava por estrear a novela Celebridade, e Mariozinho Rocha (o todo poderoso produtor musical da TV Globo). Na cara-de-pau, mesmo.”
O impulso de sagitariana foi prontamente recompensado: “As músicas da demo não casavam com os personagens, mas o Gilberto queria incluir o samba A Vizinha do Lado, de Dorival Caymmi, e me convidou pra gravá-lo”. O tema da personagem Jaqueline Joy foi destaque absoluto de Celebridades. Faltou apenas ligar o nome à pessoa.
Em seguida, Rodrigo Campello passou a trabalhar com Roberta no repertório do álbum de estréia. Felipe Abreu apresentou o material à irmã, Fernanda Abreu, no estúdio, quando a cantora ainda trabalhava na demo. Quando A Vizinha do Lado entrou na novela, Fernanda mostrou o material ao seu empresário João Mário Linhares, dono do selo MP,B.
O time de aliados ilustres ainda contou com as adesões de Ney Matogrosso, que divide vocais com Roberta a faixa Lavoura, Pedro Luís, os músicos da Parede e os veteranos do MPB-4.
O repertório de Braseiro é uma declaração de amor à música popular brasileira.
No processo de gravação de Braseiro, Roberta descobriu outra paixão: pesquisar repertório e ouvir muito. Sempre. O resultado de tanta dedicação à arte está aí.
Release extraído do site oficial da cantora.
05:03
|
Marcadores:
MPB,
Música,
Roberta Sá,
Show
|
Páginas
Quem sou eu
- Andarilho
- "Há um prazer na floresta sem trilhas Há um êxtase na margem deserta Há sociedade, onde ninguém se entromete, No mar profundo, e música no seu rugido Eu não amo o Homem menos, mas a Natureza mais..." (Lord Byron)
Seguindo...
-
Lula 2.0Há 14 anos
-
O SOLHá 15 anos
-
Sob MedidaHá 15 anos
-
1 comentários:
Último show do ano... Valeu muito a pena!
Postar um comentário